Antropologia Cultural
Além disso, sabe-se que as expressões das culturas humanas também são veiculadas através de outras linguagens, escritas ou verbais. O patrimônio também se constitui como uma linguagem que expressa uma forma de sentir e pensar um acontecimento, um tempo, uma dada forma de ver as coisas do mundo. Por essa ótica, podem ser apontados como elementos culturais as artes, as ciências, os costumes, os sistemas, as leis, a religião, as crenças, os esportes, os mitos, os valores morais e éticos, o comportamento, as preferências, as invenções e todas as maneiras de ser (sentir, pensar e agir).
No sentido sociológico, a cultura refere-se a tudo que resulta da criação humana. Trata-se de um fenômeno que abarca todas as capacidades humanas desenvolvidas no convívio social.
Na sociedade contemporânea, uma manifestação cultural das mais importantes e expressivas consiste no ciberespaço. Ou seja, um espaço no qual a cultura da virtualidade real, nas palavras de Castells (2005), inaugura a integração da comunicação eletrônica e o surgimento das redes interativas.
No entanto, para uma reflexão acerca do tema é fundamental a abordagem conceitual, assim como o conhecimento sobre os principais referenciais teóricos que se apresentam para analisar esta típica manifestação cultural do início do século XXI.
É, então, nesse sentido que serão abordados temas fundamentais para esta reflexão, como: o processo de globalização, a indústria cultural e os meios de comunicação de massa e a