Antropologia cultural e social
Trabalho: FROST, Everett; HOEBEL, Edward. Antropologia cultural e social. p. 1-35.
Hoebel e Frost definem a antropologia como “a ciência da humanidade e da cultura”. Tem uma dimensão biológica, enquanto antropologia física; uma dimensão sociocultural, enquanto antropologia social e/ou antropologia cultural; e uma dimensão filosófica, enquanto antropologia filosófica, ou seja, quando se empenha em responder à indagação: o que é o homem?1
A Antropologia como ciência do biológico e do cultural tem seu objeto de estudo: o homem e suas obras. O objeto da antropologia engloba o conhecimento de sociedades humanas, letradas ou ágrafas, extintas ou vivas, existentes nas várias regiões da Terra. O antropólogo tem a tarefa de explicar os princípios da formação e do desenvolvimento das sociedades e culturas humanas.
Toda investigação antropológica vale-se do método comparativo em busca de respostas para os “por quês”, na tentativa de compreender as semelhanças e as diferenças físicas, psíquicas, culturais e sociais entre os grupos humanos. Exemplo: brancos e negros; língua diversificadas; a indumentária do índio e do não-índio; o culto do sol e a presença da pirâmide no Egito e nas civilizações pré-colombianas.
A Antropologia fixa como seu objetivo o estudo da humanidade como um todo, visando ao homem como expressão global – biopsicocultural – isto é, o homem como ser biológico pensante, produtor de culturas e participante da sociedade, tentando chegar, assim, à compreensão da existência humana. Nesse sentido, o autor afirma que:
É válido salientar que a Antropologia se divide em dois grandes campos de estudo:
1. Antropologia Física ou biológica
Divide-se em:
1.1 – PALEONTOLOGIA
1.2 – SOMATOLOGIA
1.3 – RACIOLOGIA
1.4 – ANTROPOMETRIA
1.5 – ESTUDOS COMPARATIVOS DO CRESCIMENTO.
2. Antropologia Cultural
Divide-se em:
2.1 – ARQUEOLOGIA
2.2 – ETNOGRAFIA
2.3 – ETNOLOGIA
2.4 – LINGUISTICA
2.5 – FOLCLORE
2.6 – ANTROPOLOGIA SOCIAL
2.7