antropologia cultural para Missões
Antropologia Cultural para Missões
Por : Cícero Manoel da Silva
Trabalho: Antropologia Cultural para Missões
Curso: Pós-Graduação em Missiologia
Profª. Sherry Lynn Hauter
Introdução
Quero em poucas palavras declarar o quanto esta disciplina foi, e está sendo útil para mim.
A antropologia para aqueles que fazem missões, é algo vivenciado a cada momento. Quando nos deslocamos de nossas cidades para anunciar as boas novas de salvação, nos inserimos, mesmo dentro do nosso país, em uma nova cultura, e precisamos nos adaptar com o clima, costumes, culinária,vocabulários,etc..
Muitas vezes sem o conhecimento necessário, o missionário pode querer mudar os hábitos das pessoas, por entender que o seu, seria a forma usual mais correta; mas estudando essa disciplina podemos entender que precisamos conhecer a cultura através de analises e estudos; só assim, poderemos entender aquele povo ou nação, podendo levar o evangelho com mais propriedade e entendimento para todos, e termos bons resultados.
Quando chegamos eu e minha família na cidade em que estamos hoje, tivemos algumas dificuldades como: Clima,pois o sertão é muito mais quente que o Recife.
Culinária, usa-se piquí em tudo, e tivemos que nos adaptar, o munguzá do Recife é doce, já do sertão, parece uma feijoada. A forma de falar, algumas palavras eram incompreensíveis para nós, porque fazia parte de uma linguagem regionalizada, e nós tivemos que aprender o significado de cada uma delas.
Estudando essa disciplina, pude perceber que tudo isso que vivemos como missionários no nosso dia a dia, fazem parte de antropologia cultural, e queremos colocar em prática tudo que aprendemos, pois está sendo de grande proveito ao nosso ministério, e será também para aqueles com quem dividiremos nosso aprendizado.
1 . O que é Cultura?
1.1 São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo.
Se refere a crenças,