Antropologia cultural - panos artesanais
No entanto estes processos referidos anteriormente em determinadas sociedades são produzidos tipicamente por homens como é o caso dos índios do Pueblo , no entanto a nível mundial é as mulheres que tem uma taxa mais elevada nestas atividades (Tecelagem fiação e tinturaria ). Os Panos tem várias funções, rituais, utilizados como objetos de troca e funções domesticas, esta ocupação é muito valorizada sobretudo pelas mulheres e em certas culturas as mulheres ao nascer colocam-lhe uma roca enquanto se for rapaz um tear.
Nesta Sociedade, um erro nos processos, é gravíssimo pois é uma ofensa ao meio sobrenatural, esta sociedade acredita que isto poderá trazer consequências muito graves para a saúde. Também existe símbolos nesta sociedade que a definem e a distinguem das outras por exemplo, o crocodilo e as aves, não simplesmente animais são mensageiros de deuses.
Contudo , podemos verificar que é uma sociedade que vive ainda com técnicas muito rudimentares.
Introdução Através dos processos de fiação, tecelagem e tinturaria é possível transformar matéria-prima numa substância útil, bonita e valiosa: os panos artesanais que, em particular no Sueste Asiático, são de uma beleza impressionante. Enfeitam o corpo ou a casa e podem assim dar ou sublinhar status, possuindo também valor de troca, como os euro- peus notaram nas suas primeiras viagens na Insulíndia. Os panos de- sempenhavam a função de moeda, dependendo o seu valor da sua di- mensão, mas também do valor estético e das técnicas específicas utili- zadas na sua fabricação, quanto mais sofisticadas melhor. Há sociedades em que a tecelagem é uma ocupação tipicamente feminina, noutras é masculina. Em grande parte de África, como entre vários grupos de Índios (nomeadamente os Índios Pueblo),