Antropologia Atividade 8
0,25 em 0,25 pontos A Revolução Francesa destruiu os fundamentos do antigo regime (monarquia), unificando territórios e demarcando um Estado Nacional, cuja primeira tarefa foi inventar os cidadãos. Esse Estado foi constituído a partir de um conjunto de cidadãos que compartilhavam uma língua e uma cultura, um território e uma origem.
A partir da Revolução Francesa surge a noção de:
Resposta Selecionada:
Correta c) Patrimônio Nacional
Resposta Correta:
Correta c) Patrimônio Nacional
Feedback da resposta: A partir da Revolução Francesa surge a noção de Patrimônio Nacional como referência pertencente a todo um povo, que tem uma origem e territórios comuns.
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos Com a ampliação da noção de cultura - que contou com a contribuição de áreas como a História, Antropologia e Sociologia, que se colocaram contra as concepções racistas resultantes de movimentos totalitários, como o nazismo e fascismo - surgiram debates que objetivaram repensar o conceito de patrimônio. Foi nesse contexto que surgiu a UNESCO.
Com base na afirmativa acima, assinale o período histórico em que ocorreu o surgimento da UNESCO e a ampliação da noção de cultura que objetivaram repensar a noção de patrimônio:
Resposta Selecionada:
Correta b) Pós-Segunda Guerra Mundial
Resposta Correta:
Correta b) Pós-Segunda Guerra Mundial
Feedback da resposta: No pós-Segunda Guerra Mundial, com a ampliação da noção de cultura - que contou com a contribuição de áreas como a História, Antropologia e Sociologia, que se colocaram contra as concepções racistas resultantes de movimentos totalitários, como o nazismo e fascismo - surgiram debates que objetivaram repensar o conceito de patrimônio. Nesse contexto histórico foi criada a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura): “A criação da UNESCO é importante nesse contexto, por colocar em relação diferentes culturas, traçar planos e propor investigações sobre o patrimônio