antologia
Antologia ("coleção de flores", em grego) é uma coleção de trabalhos literários, geralmente poemas, agrupados por temática, autoria ou período.
Exemplo: Coleção de trechos escolhidos, literários ou musicais; florilégio, coletânea.
Antologia é usada para categorizar coleções de obras curtas, tais como histórias curtas e romances curtos, em geral agrupados em um único volume para publicação.
A palavra vem do nome da mais antiga antologia que se tem conhecimento, organizada pelo poeta grego Meléagro.
http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=588&Itemid=2 http://pt.wikipedia.org/wiki/Antologia Casimiro de Abreu
CASIMIRO JOSÉ MARQUES DE ABREU (Barra de São João RJ, 1839-1860)
Filho de português e mãe brasileira, iniciou os seus estudos em Friburgo. Em 1853 seguiu para Lisboa, onde viveu um longo “exílio” de quatro anos. Sua carreira literária iniciou-se oficialmente em 1856, quando encenou no teatro D. Fernando (em Lisboa) a peça Camões e o Jaú. Retornou ao Brasil, publicou seu único livro de poesias - Primaveras (1859) - e morreu tuberculoso aos 21 anos.
Dois temas marcam a sua obra: o saudosismo e o lirismo amoroso. Em sua poesia lírico-amorosa encontramos a imagem feminina meiga e idealizada e a oscilação entre a sentimentalidade e os impulsos eróticos, o que o conduz a uma malícia mascarada, fruto do temor de transgredir os limites da moralidade do seu tempo e da necessidade de descrever sentimentos e situações adolescentes, mais imaginativas que reais.
A saudade, em Casimiro de Abreu, não é apenas da pátria; a família, o lar, a infância perdida são realidades pessoais de cujas ausências poeta se lamentam.
Duas obras de Casimiro de Abreu
O QUE E - SIMPATIA
Simpatia - é o sentimento
Que nasce num só momento,
Sincero, no coração;
São dois olhares acesos
Bem juntos, unidos, presos
Numa mágica atração.
Simpatia - são dois galhos
Banhados de bons orvalhos
Nas