Antologia
A Pacto Andino, atualmente chamado de Comunidade Andina de Nações, é um bloco econômico sul-americano formado por Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. Chile deixou o bloco em 1977 e a Venezuela em 2006. O bloco foi chamado Pacto Andino até 1996 e surgiu em 1969 com o Acordo de Cartagena. A cidade-sede da secretaria é Lima, no Peru.
A comunidade andina possui 120 milhões de habitantes, em uma área de 4,700,000 quilômetros quadrados, com um produto interno bruto nominal de 280 bilhões de dólares.
Em 8 de Dezembro de 2004, os países membros da Comunidade Andina assinaram a Declaração de Cuzco, que lançou as bases da União de Nações Sul-Americanas, entidade que unirá a Comunidade Andina ao Mercosul, em uma zona de livre comércio continental.
Sumário
Introdução
Pacto Andino
O Pacto Andino é um acordo internacional formado por cinco países andinos com o objetivo de promover a cooperação económica entre os referidos países.
Países Andinos!
A América Andina é uma subdivisão da América do Sul, que por sua vez é uma subdivisão do continente americano.
Sua principal característica é o relevo, que é marcado pela Cordilheira dos Andes e por planaltos sedimentares. Todos os países da região apresentam economia fortemente marcada pela mineração (principalmente de prata, ouro e cobre) e extração de recursos como o petróleo.
Ela é composta pelos seguintes cinco Países:
Bolívia
Peru
Equador
Venezuela
Colômbia
Descrição dos Países do Pacto Andino;
Bolívia
A Bolívia é um país da América do Sul, limitado a norte e a leste pelo Brasil, a sul pelo Paraguai e pela Argentina e a oeste pelo Chile e pelo Peru. Tem como capitais, Sucre e La Paz. É um país sem litoral, com grande pobreza e baixos indices sociais. Também possui a segunda maior reserva de gás natural do continente, apenas superado pela Venezuela.
A Bolívia está dividida em 9 departamentos (mesmo nome em castelhano).
Chuquisaca