Antissépticos
São compostos químicos com efeito anti-microbiano pode ser aplicada a tecidos vivos, localmente, topicamente sobre a pele saudável.
Quando as substâncias utilizadas em tecidos vivos requerem propriedades especiais.
Classificação dos anti-sépticos:
Agentes bactericidas: bactérias nas formas vegetativas.
Agentes bacteriostáticos: crescimento destes microrganismos
Tipos:
* O álcool etílico ou etanol
Ação e Utilização: Usados em soluções cuja concentração é de 70 e 96%. É usado em colisões, arranhões e feridas, e não deve ser usado em grandes cortes porque fere os tecidos e promove a formação de coágulos sanguíneos que se alojam dentro de organismos vivos.
Vantagens e Desvantagens: É muito eficaz contra bactérias, mas não com o vírus. Existe uma outra variedade de álcool isopropílico, com qualidades anti-sépticas idênticos, mas raramente usados, porque é altamente irritante.
* O peróxido de hidrogênio (água oxigenada)
Ação e Utilização: Utilizado como um anti-séptico, em concentrações de 6% (20 volumes). Também estimula a coagulação do sangue e é útil para casos suspeitos de infecção com bactérias anaeróbicas (que vivem sem oxigênio), como tétano gerada.
Vantagens e Desvantagens: A sua utilização está disseminada, porque produz irritação do tecido, mas tem a desvantagem de que se decompõem rapidamente quando em contacto com enzimas, a catalase, que existem nos tecidos. Também estimula a coagulação do sangue e é útil para casos suspeitos de infecção com bactérias anaeróbicas (que vivem sem oxigênio), como tétano gerada. É ideal para a limpeza de mucosa, e é usado para combater dental gengivite. * Iodo
Ação e Utilização: Ação rápida barato anti-séptico e reações adversas raramente geram. Existem várias formas de utilização, tal como requerido: 1. Tintura: Iodo é dissolvido em álcool, é utilizado no tratamento de doenças causadas por bactérias ou fungos, para desinfectar feridas ou pele saudável limpa antes da cirurgia.