Antissépticos
• Assepsia: é o conjunto de medidas que utilizamos para impedir a penetração de microorganismos num ambiente que logicamente não os tem, logo um ambiente asséptico é aquele que está livre de infecção
• Esterilização:é processo de destruição de todas as formas de vida microbiana (bactérias nas formas vegetativas e esporuladas, fungos e vírus) mediante a aplicação de agentes físicos e ou químicos, Toda esterilização deve ser precedida de lavagem e enxaguadura do artigo para remoção de detritos.
• Desinfecção: Processo físico ou químico para reduzir o número de microorganismos viáveis para um nível menos prejudicial. Este processo pode não destruir esporos.
2. Conceitue em biossegurança o que são: materiais e procedimentos críticos, semi-críticos e não críticos.
Materiais não críticos: Entram em contato com a pele íntegra ou não entram em contato direto com o paciente. Ex: equipo odontológico.
Materiais Críticos: Penetram nos tecidos subepiteliais da pele e mucosa, sistema vascular ou outros órgãos. Ex:Artigos cirúrgicos.
Materiais Semi-críticos: Entram em contato com a mucosa íntegra e/ou pele não íntegra. Ex: espelho bucal. Procedimentos não críticos: Aqueles onde não há presença de matéria orgânica e secreções orgânicas como a saliva.
Procedimentos Semi-críticos: Aqueles onde existe a presença de secreção orgânica, sem perda da continuidade de qualquer tecido.
Procedimentos Críticos: Aqueles onde há presença de sangue, pus ou