Antissepsia
Assepsia: é o conjunto de métodos empregados para impedir que determinado local, superfície, equipamento ou instrumental seja contaminado.
Artigos: são instrumentos de diversas naturezas que podem ser veículos de contaminação. Classificam-se em:
-críticos: artigos que penetram através da pele e mucosas adjacentes atingindo tecidos subepiteliais e sistema vascular. Ex: agulhas, lâmina de bisturi. Exigem esterilização ou uso único.
-semicríticos: são aqueles que entram em contato com a pele não integra ou com mucosa integra. Ex: espátulas, espectrovaginais. Exigem desinfecção de alta atividade biocida ou esterilização.
-não críticos: são aqueles que entram em contato apenas com a pele integra do paciente. Ex: macas, cadeiras. Exigem limpeza e desinfecção de atividade biocida intermediária.
Descontaminação: é um método de eliminação parcial ou total de microrganismos dos artigos ou superficies.
Desinfecção: é um processo físico ou químico que elimina as formas vegetativas de microrganismos, exceto esporados. Pode ser de:
-atividade biocida alta: quando os desinfetantes são eficazes contra todas as formas vegetativas e destroem parcialmente os esporos.
-atividade biocida intermediária: desinfetantes que não destroem os esporos mas tem ação sobre o bacilo da tuberculose e ampla ação sobre vírus e fungos.
-biocida baixa: quando os desinfetantes tem ação contra as bactérias vegetativas.
Esterilização: processo de destruição de todas as formas de vida microbiana.
Limpeza: remoção mecânica/química da sujedade visando a remoção de resíduos antes da desinfecção ou esterilização.