Antigo regime
Andreia Patrícia Trigo Cordeiro
8º E ; nº 2
Professor Ricardo Pinto
Índice
Caracterização do Antigo Regime na Europa…………………………….…………1
Mercantilismo: definição e características...……………………………….………...2
A sociedade do Antigo Regime……………………………………………………...3
O Absolutismo: caracterização do Poder do Rei……………………………………. 4
Mercantilismo e Absolutismo em Portugal…………………………………………. 5
O Marquês de Pombal: principais medidas políticas, económicas e sociais/ o Terramoto de 1755……………………………………………………………………………… 7
Caracterização do Antigo Regime
Entre os finais do século XVI, os finais do século XVIII e o começo do século XIX, vigorou na maioria dos países da Europa um regime político, social e económico designado por Antigo Regime. A sua designação surgiu para distinguir dos regimes libertais que urgiram após a Revolução Francesa (1789).
O Antigo Regime caracterizou-se por: * Poder absoluto dos reis; * Sociedade estratificada (cada ordem tem vários estratos); * Grupos privilegiados (domina a sociedade); * Economia (assente na agricultura; o comércio ficava cada vez mais forte).
A agricultura era pouco desenvolvida devido a: * À persistência de técnicas e culturas tradicionais; * Regime de propriedade - a maior parte das terras pertenciam aos grandes senhores. Eram trabalhadas pelos rendeiros (que pagavam uma renda pelo aluguer da terra) e por assalariados (recebiam um salário).
Nas principais cidades circulavam os seguintes produtos: * Produtos coloniais – especiarias, açúcar, chá e tabaco; * Produto no geral – cereais, vinho, azeite, frutos secos, tecidos, ferramentas e vinho.
Mercantilismo: definição e características
Definição:
O Mercantilismo foi um conjunto de práticas económicas que surgiu na Europa, a partir do séc. XV, baseado na busca de desenvolvimento económico de um país através do acúmulo de riquezas. Durante a Idade Média, a terra constituía a chave da fortuna de um