antiderrapante
A segurança de um ambiente quanto ao escorregamento não depende apenas das características do revestimento cerâmico escolhido. Veja neste manual o que mais deve ser considerado para assegurar os melhores níveis de segurança.
Antiderrapância
Escorregar ou não sobre uma superfície é uma condição do próprio ambiente e depende de vários fatores: do coeficiente de atrito do revestimento, da presença de areia, graxa ou óleo, da presença de água, da inclinação e, ainda, do tipo de solado de sapato que está sendo usado.
Assim, não é possível garantir que ninguém vá escorregar em um determinado ambiente considerando apenas as características do revestimento utilizado, seja ele qual for.
Mais do que o efeito estético deve-se sempre privilegiar a segurança dos usuários de um ambiente. A antiderrapância, como já foi citado, decorre da soma de fatores, entre eles alguns alheios ao próprio revestimento cerâmico, e que resultam no fator segurança. Pensar preventivamente, desde a concepção do projeto até a sua manutenção diária é a forma mais eficiente de garantir que belos ambientes possam ser também muito seguros.
Veja o que você precisa considerar para garantir um bom desempenho do ambiente:
1. Coeficiente de Atrito
O que é?
O coeficiente de atrito, ou simplesmente COF, é a resistência que o revestimento cerâmico oferece ao deslizamento de um corpo em movimento (uma pessoa andando sobre o revestimento, por exemplo). As superfícies ásperas e com presença de relevo tendem a apresentar um Coeficiente de Atrito mais elevado.
Como é medido o COF?
A medida do Coeficiente de Atrito (COF) de um revestimento cerâmico é realizada em laboratório, com equipamento padronizado e seguindo normas internacionais, sob duas condições:
· com a superfície limpa, seca e plana;
· com a superfície limpa, molhada e plana.
É importante destacar que o valor informado do Coeficiente de Atrito de todos os pisos fabricados pela Eliane refere-se à condição