Anticorpo
CURITIBA
2014
ANTICORPO
CURITIBA
2014
Sumário
INTRODUÇÃO
Neste trabalhos, falaremos dos anticorpos, que são responsáveis pelo sistema imunológico do corpo humano. Das diferenças entre determinados anticorpos (IgG, IgM, IgA, IgD e IgE), da sua estrutura básica e suas funções biológicas, além das marcações fluorescência, radioisótopos
ANTICORPO
São Mecanismos de reconhecimento e efetores da imunidade adaptativa, é uma molécula de glicoproteína chamada de imunoglobulina (Ig). É produzida por linfócitos B (é um importante agente na imunidade humoral) que se unem aos antígenos¹, geralmente com alto grau de afinidade e especificidade
¹Antígenos: É toda partícula ou molécula capaz de iniciar a produção de um anticorpo específico. São substâncias não reconhecidas pelo sistema imunológico como própria do corpo.
Linfócito B liberando anticorpos
Fonte: www.rasayanika.com
Os anticorpos são encontrados no plasma do sangue e nos fluídos extracelulares, estes líquidos são conhecidos como imunidade humoral (mediada por anticorpos). Cada anticorpo tem um alvo original conhecido como o antígeno atual no organismo de invasão. Este antígeno é como uma chave que ajuda o anticorpo em identificar o organismo. Isto é porque o anticorpo e o antígeno têm a estrutura similar nas pontas de suas estruturas de “Y”.
Fonte: www.gracieteoliveira.pbworks.com
ESTRUTURA GERAL
As moléculas de anticorpo tem formato em Y, cujo os braços formam dois sítios idênticos de ligação ao antígeno.
Uma molécula de anticorpo é composta de quatro cadeias polipeptídicas, incluindo duas cadeias pesadas idênticas e duas cadeias leves idênticas, onde cada cadeia contém uma região variável e uma região constante.
As cadeias leves contém um domínio variável e um domínio constante. As cadeias pesadas contém um domínio