Antibióticos
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
MARIA DILMA SOARES VIANA
FARMACOLOGIA
ANTIBIÓTICOS
NANUQUE – MG 2012
MARIA DILMA SOARES VIANA
FARMACOLOGIA ANTIBIÓTICOS
Trabalho apresentado no 2º período do curso técnico de enfermagem, do Educandário Carlos Drummond de Andrade, na disciplina de Farmacologia Orientador: Edvaldo de Brito Mesca
NANUQUE – MG 2012
SUMÁRIO
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Referência
ANTIBIÓTICOS
INTRODUÇÃO
Os antibióticos são substâncias químicas especificas produzida por organismos vivos.
A definição do termo antibiótico também tem história. O termo inicial proposto por Vuillemin em 1889 era "antibiose" e que definia o antagonismo dos seres vivos em geral. O nome antibiótico foi primeiramente usado por Waksman em 1942, meio século após Vuillemin. O primeiro antibiótico, a penicilina foi descoberta por Alexander Fleming em 1928.
A grande importância dos antibióticos são suas aplicações no tratamento das doenças infecciosas. O uso intempestivo ou sem critérios dos antibióticos pode dificultar o diagnóstico de algumas doenças, retardar o tratamento correto e favorecer o surgimento de bactérias resistentes.
Este trabalho tem como objetivo discutir o mal uso de antibióticos e apresentar os principais fatores que desencadeiam a resistência das bactérias a este grupo de medicamento e qual a forma segura de utilizá- lo.
DESENVOLVIMENTO Os antibióticos são drogas que foram criados e têm a capacidade de inibir o crescimento de microorganismos e são empregados com diversas finalidades nas infecções e profilaxia das infecções. Os antibióticos podem agir predominantemente sobre as bactérias gram-positivas, sobre as bactérias gram-negativas ou ambas. As bactérias são