Anteprojeto PAI 2014
Nome da equipe:
Jovens aprendizes
Nome dos autores:
Cássia P. Oliveira
Laiane Loureiro de Souza
Maria Clara L. Andrade
Shaira Cristina P. Franco
Simone G. Moura
Yasmim Morgana J. Fernandes
Nome do orientador:
Leila Maria Aguilera Campos
Segundo semestre - noturno
1. OBJETIVO:
Pesquisar a metodologia da produção de plástico biodegradável derivado do amido de mandioca.
Apresentar os benefícios econômicos e sustentáveis do bioplástico.
Apresentar a necessidade da produção do bioplástico visando minimizar impactos ambientais causados por concorrentes à base de petróleo.
Expor a veracidade apresentada pela qualidade do produto.
identificar e discutir a análise quantitativa do produto.
2. DESCRIÇÃO RESUMIDA
2.1 MOTIVAÇÃO: A produção de amido termoplástico derivado do amido de mandioca é uma novidade no mercado, apresentada comercialmente pela CBPAK (Rio de Janeiro,RJ) entre o ano de 2008/2009 despertando assim o interesse por ser um produto sustentável garantindo assim a preservação do meio ambiente. Outros fatores que foram determinantes para escolha do tema foi a utilização de uma tecnologia totalmente brasileira, o uso da água como principal solvente na fabricação do produto e o fato da mandioca ser de fácil cultivo, baixo custo e apresentar raízes ricas em amido. Diferente dos polímeros sintéticos o termoplástico derivado do amido de mandioca dispõe de uma matéria prima 100% renovável, levando cerca de 180 dias para sua biodegradação.
2.2 APLICAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: O amido termoplástico é um produto novo no mercado, tendo como matéria prima principal o amido de mandioca, proveniente de fonte renovável e de alta disponibilidade, diferente dos plásticos convencionais, derivados de uma fonte esgotável, o petróleo, gerando grandes impactos ambientais, quando utilizados e descartados de maneira incorreta, levando cerca de 100 anos para se decompor, e liberando uma