ANTENAS
Função
As antenas são construídas com materiais condutores em forma de fios de e tubos, usando cobre, alumínio ou outro material apropriado, constituindo os transdutores finais dos sistemas de comunicações cujo meio de transmissão é o ar.
Toda antena pode trabalhar de modo recíproco, isto é, transforma as variações dos campos eletromagnéticos em variações de corrente e tensão e vice-versa, logo, o modo como uma antena está localizada no sistema de comunicações, determina se a mesma é uma antena de transmissão ou de recepção.
Freqüência de Trabalho
As antenas podem ser entendidas como linhas de transmissão fisicamente dispostas de maneira específica, apresentando indutâncias e capacitâncias distribuídas ao longo do seu comprimento. As antenas têm a sua freqüência de trabalho da mesma maneira que um circuito LC sintonizável.
Portanto, uma antena é composta por um fio condutor que possui uma indutância determinada, e, que colocado a uma certa distância do solo, apresenta uma capacitância parasita. A freqüência de trabalho de uma antena depende de:
● Comprimento físico
● Altura em relação à terra
● Diâmetro do fio
Funcionamento
Em uma antena, a distribuição de corrente e tensão ao longo da mesma, faz surgir a propagação dos campos elétricos e magnéticos a partir da região de transição que se propagarão pelo espaço.
As antenas trabalham com os campos elétricos (E) e magnéticos (H) que estão defasados entre si de 90 graus. Para o caso das antenas de transmissão, há dois campos importantes: o campo de indução, que é o campo associado com a energia armazenada na antena; e o campo de irradiação, que é o campo que toma parte na irradiação da energia no espaço livre.
Antena dipolo de meia onda
A antena dipolo pode ser considerada como uma linha de transmissão de /4, com a distribuição de corrente, tensão e impedância.
Portanto, uma antena é uma linha de transmissão aberta que age como um circuito ressonante série.
Impedância de antena dipolo de meia onda
A