Antenas e Microondas
Engenharia Elétrica
Antenas e microondas
São Jose dos Campos
11/11/2013
Indice Página
Etapa 1 3
Etapa 2 8
Bibliografia 10
A teoria eletromagnética
A primeira teoria de propagação foi desenvolvida na década de 1920 por Appleton (1927). A característica de deslocamento da onda eletromagnética pelo espaço, é um fenômeno muito complexo, sujeito a muitas variáveis, algumas próprias da onda (freqüência, polarização, etc.), dos equipamentos e antenas (ruído, ganho, potência, etc.) e outras do meio (elétrons livres, campo magnético, atividade solar, etc.). Um parâmetro fundamental para análise do comportamento das ondas eletromagnéticas é a freqüência, que representa o número de oscilações completas da onda em um segundo, e é dado em Hertz. O conjunto de todas as freqüências (espectro de freqüências) pode ser dividido em uma série de bandas. Cada uma das bandas tem características próprias que nos indicam o modo primário de propagação, usos, etc.
As ondas eletromagnéticas viajando de um transmissor a um receptor nas proximidades da superfície terrestre propagam-se por vários caminhos. Uma onda pode viajar sobre a superfície terrestre, e este caso é conhecido como onda de Terra. Outra onda viaja rumo à ionosfera, onde pode ser refletida e retorna para o receptor. Outras ondas podem propagar-se também pela terra, água, etc.
Quando a onda utiliza como condutor a atmosfera para propagar-se, é muito importante conhecer as características deste meio. A parte da atmosfera onde existem íons e elétrons suficientes para afetar a propagação das ondas de rádio é denominada Ionosfera. A propagação da onda nesta região vai apresentar uma série de propriedades e para conseguir compreendê-las melhor, faremos uma descrição da ionosfera neste trabalho de pesquisa.
Como as características de propagação são