Antenas inteligentes
RODRIGO GONÇALVES LEOPOLDO
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo a apresentação e explicação do termo “Antenas Inteligentes”. Haverá uma explanação acerca da estrutura, das principais características, e dos tipos de antenas mais usados nas comunicações sem fio. Será explicado motivos pelos quais esse tipo de antenas são mais eficientes em relação àquelas que eram utilizadas nas últimas décadas, por fim, aplicações desse novo modelo de antena nas indústrias e no dia a dia da população serão apresentadas.
Palavras-chave: Antenas Inteligentes. Comunicação sem fio. Tecnologia.
INTRODUÇÃO
A atual condição da sociedade da Era Digital fez com que todos dependessem cada vez mais de aplicações sem fio. Após algum tempo, com o aumento do uso desses aparelhos (celulares, internet sem fio, rádios), a comunicação começa a apresentar falhas e perca na qualidade da transmissão. A interferência que passava a prejudicar levou à pesquisa de formas alternativas para se transmitir dados, diminuindo a interferência entre canais de comunicação diferentes. Dessa procura por novos metodos de transmissão surgiu, dentre outros, o conceito de antenas inteligentes.
Antenas Inteligentes são sistemas (conjuntos) de antenas que reagem às mudanças do ambiente dinamicamente, com o objetivo de fornecer um sinal de maior qualidade e gerar um melhor aproveitamento das faixas de freqüência nas comunicações sem fio.
O uso de algoritmos mais eficazes, aliado a melhorias significantes no hardware, fez com que a utilização de antenas inteligentes aumentasse consideravelmente na última década. As comunicações sem fio acabaram se tornando a área mais promissora para a aplicação das antenas, devido à qualidade das pesquisas que vêm sendo feitas, e à demanda daquele serviço por parte da população.
Os sistemas precursores das Antenas