Cerrado - formação vegetal brasileira
O Cerrado é a segunda maior formação vegetal brasileira, superado apenas pela Floresta Amazônica. São 2 milhões de km² espalhados por 10 estados, ou 23,1% do território brasileiro.
LOCALIZAÇÃO
Centro-Oeste do Brasil
RELEVO
Plano
HIDROGRAFIA
Cerrado localiza-se na região de nascentes de três importantes bacias hidrográficas para o abastecimento hídrico do país: Bacia do Paraná, São Francisco e Tocantins-Araguaia. Além dessas, encontra-se ainda no Cerrado parte das bacias Amazônica, Paraguai, Parnaíba, Atlântico Nordeste Ocidental, Atlântico Leste e Atlântico Nordeste Ocidental.
A rede hidrográfica dos Cerrados apresenta características bastante diferenciadas, em função da sua localização, extensão territorial e diversidade fisiográfica. Situada sobre o grande arqueamento transversal que atravessa o Brasil Sudeste e Central, a região abrange um grande divisor de águas, que separa os maiores sistemas hidrográficos do território brasileiro.
Um dos fatores limitantes no Cerrado é a deficiência hídrica, que ocorre devido à má distribuição das chuvas, à intensa evaporação e às características dos solos que apresentam baixa capacidade de retenção de água e alta velocidade de infiltração.
Pluviometria variável (800-200 mm)
Alta evapotranspiração
CLIMA
Apesar de abranger uma extensa área, a região de cerrado apresenta clima bastante regular, classificado como continental tropical semi-úmido. A temperatura média é de 25ºC, registrando máximas de 40ºC no verão.
A estação seca começa em abril e continua até setembro. Nesta estação os ventos predominantes são de leste ou de sudeste e as tempestades são muito raras. Os meses mais frios são junho e julho, com temperaturas que variam de 20 a 10ºC. Em agosto a temperatura é mais alta. Os meses mais chuvosos são novembro, dezembro e janeiro.
Tropical ou Temperado
Temperatura média (20 - 30oC)
Ocorrência de veranicos (O veranico é um fenômeno meteorológico comum nas regiões