Antecedentes intelectuais e históricos do surgimento da sociologia - karl marx
ANTECEDENTES INTELECTUAIS E HISTÓRICOS DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA * Renascimento
Foi um movimento intelectual e artístico que teve como premissa a redescoberta dos princípios e valores da antiguidade Greco-romana. Caracteriza-se por uma nova postura do homem ocidental diante da natureza e do conhecimento. Surgiu no século XV, inicialmente na Itália, Inglaterra e na Alemanha, ganhando a Europa urbana no século XVI.
Humanismo - Estudo sobre a humanidade, sem dogmatismo (ideias de valores fixos). O humanista acreditava que o ser humano havia sido colocado pelo criador no centro do universo.
Antropocentrismo - Ciência social que estuda o homem e suas culturas. Coloca o homem no centro do universo. Tem como características: Laicidade: pregava a ausência de envolvimento entre governo e religião; Racionalismo: pensamento racional, sem especulação. Individualismo: valorização do indivíduo.
* Iluminismo
Foi um movimento intelectual que surgiu na França e na Grã Bretanha na década de 1690. Defendiam a ideia de um progresso geral da humanidade na história. Ficaram conhecidos por esse nome por valorizarem o conhecimento, afirmavam que a luz era o símbolo do mesmo.
Valores do iluminismo: Razão: Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé; Liberdade: Crença que a liberdade é um direito natural do homem; Individualismo: valorização do indivíduo; Anti clericalismo: eram contra o clero da igreja; Cosmopolitismo: o homem é um ser do mundo; Progresso: passagem da ignorância e escassez para o conhecimento e