Turismo
“Tomando como exemplo a definição avançada por Ceballos (1992, citado por F. Vera, L. Palomeque, J. Marchena e S. Anton, 1997: 145), o Turismo de Natureza define-se como o segmento do turismo que se desenvolve em áreas naturais relativamente virgens, com o objetivo específico de admirar, estudar, desfrutar da viagem, das plantas e animais, assim como das marcas culturais do passado e do presente das ditas zonas – relaciona-se, desta forma, ócio, meio ambiente e turismo.”
“ Lucas (citado por B. Weiler, 1992: 108) afirmava que o Turismo de Natureza é aquele segmento turístico que se baseia no recreio em áreas naturais e na observação da natureza, sendo responsável por reduzidos impactes ambientais e por elevados contributos sociais e económicos para o país ou região”
"Todos os tipos de turismo baseadas na natureza para a qual a principal motivação dos turistas é a observação e apreciação da natureza e as culturas tradicionais."(OMT 2012).
Exemplos de praias da região sul e dicas para naturalistas
Segundo a Federação Brasileira de Naturismo, já são mais de 250 mil adeptos do naturismo no país mas calcula-se que mais de 1 milhão de brasileiros tirem a roupa à beira-mar, só no Brasil. Nas praias oficiais, todos têm que respeitar regras: homens desacompanhados, por exemplo, têm áreas reservadas ou simplesmente não podem entrar.
Existem, entretanto, outras 30 praias não-oficiais, onde todo mundo toma sol junto, sem calção e sem biquíni, num clima mais liberal. Dá até para babar naquele grupo de amigas conversando e azarar a gatinha entrando no mar, sem ser expulso nem se sentir um pervertido por causa disso.
Segundo a Federação Brasileira de Naturismo, já são mais de 250 mil adeptos do naturismo no país mas calcula-se que mais de 1 milhão de brasileiros tirem a roupa à beira-mar, só no Brasil. Nas praias oficiais, todos têm que respeitar regras: homens desacompanhados, por exemplo, têm áreas reservadas ou simplesmente