Antecedentes históricos
A compreensão do que apresenta hoje a administração, e de suma importância o conhecimento da contribuição explorativa das várias teorias administrativas anteriores e da época em que se inseriam. A Administração por Objetivos que aqui será observada e discutida existiu na década de 50 uma idéia nova na administração, que ainda hoje é ampla. O foco nas tarefas e nas pessoas enfatiza nas teorias clássicas passou para os objetivos e respectivos resultados.
Este trabalho encontra-se organizado em várias partes. Numa primeira parte é feita uma descrição dos antecedentes históricos da administração. Posteriormente, procura-se explicitar o percurso da Administração por Objetivos, à qual se segue a apresentação das características gerais da Administração por Objetivos e suas principais críticas. Após estas, demonstramos a administração cientifica de Taylor e suas principais criticas.
Antecedentes Históricos da Administração: Os primórdios da Administração O trabalho sempre esteve presente na humanidade, na antiguidade de forma mais individualista, porém existente as organizações eram pequenas e escassas, o que com o decorrer do tempo foi sendo mudada de forma lenta, conseguimos perceber esta mudança a partir do século XX. Sendo assim as organizações e sua administração teve seu inicio há pouco tempo afirma Chiavenato. A filosofia, por exemplo, influenciou a administração desde a antiguidade. Os filósofos buscaram em sua época o que as organizações buscam constantemente: planejamento, organização das tarefas, direção e controle. Podem-se ressaltar fatos de alguns filósofos da época como: Sócrates: Platão:; Aristóteles: René Descartes:; Karl Marx e Friedrich Engels
Para ocupar posições nas empresas, executar seus papéis e buscar as melhores maneiras de Administrar, o Administrador deve desenvolver e fazer uso de várias habilidades. Robert L. Katz (apud STONER, 1999) classificou-as em três grandes habilidades: Técnicas, Humanas e Conceituais.