Antecedentes historicos da administração
A administração tem como tarefa, interpretar os objetivos propostos pela empresa e transforma – los em ação empresarial através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados, em todas as áreas e em todos os níveis de empresa, a fim de atingir tais objetivos.
Administração é o processo de planejar, organizar, liderar, e controlar os esforços realizados pelos membros de organização e uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar o objetivo proposto.
A Administração revela-se nos dias de hoje como uma das áreas do conhecimento humano mais impregnadas de complexibilidade e de desafios. O profissional que utiliza a administração como meio de vida podem trabalhar nos mais níveis de uma organização: desde o nível hierárquico de supervisão elementar ate o nível de dirigente Maximo da organização. Cada organização tem seus objetivos, seu ramo de atividade, seus dirigentes e seu pessoal, seus problemas internos e externos, seu mercado, sua situação financeira, sua tecnologia, seus recursos básicos, sua ideologia etc.
ANTECEDENTES HISTORICOS DA ADMINISTRAÇÃO
Ao longo da historia da humanidade, a administração se desenvolveu de forma muito lenta. Somente no século XX é que a administração começa a ganhar seu espaço de forma notável.
No final do século XIX, sociedade era completamente diferente. As negociações eram poucas e pequenas e predominavam as pequenas oficinas, artesãos independentes, pequenas escolas, profissionais autônomos (como médicos advogados que trabalhavam por conta própria), o lavrador, o armazém da esquina etc. o trabalho sempre existiu na historia da humanidade, mas a historia das organizações e da sua administração é um capitulo que teve o seu inicio há muito pouco tempos atuais, a sociedade típicas dos pises desenvolvidos é uma sociedade pluralista de organizações na qual a maior parte das obrigações sociais (como a produção de bens ou serviços em geral)é confiada a