ansof
UM OLHAR DA JANELA
Gregório Ventura
Você consegue ver seu negócio pela janela? Do lado de fora ou do lado de dentro?
A estratégia é um caminho a ser trilhado na busca do desenvolvimento de um projeto. Normalmente, o gestor fica envolvido nas questões operacionais do dia-a-dia e não se preocupa em ter um “olhar estratégico” sobre onde e como está o itinerário de sua empresa. O gestor que pretende liderar sua equipe rumo ao sucesso precisa conseguir ver sua empresa como se abrisse um mapa na sua mesa e explicasse seu posicionamento, o posicionamento dos concorrentes, mostrasse claramente onde está e para onde pretende ir e como chegará até o destino pretendido. Um detalhamento simples e que demonstre um perfeito alinhamento da sua visão com a execução de sua equipe. O gestor precisa refletir o quanto sua organização tem estratégias eficazes, e que permitam crescer vendas neste momento turbulento da economia. Podem ocorrer duas situações:
I – A visão do negócio está somente na mente do gestor, existindo uma barreira até chegar à equipe e o gestor “acha” que a equipe está alinhada com sua estratégia;
II – O gestor precisa pensar o negócio, pois se preocupa apenas com o curto prazo e com o “executar atividades com excelência.” Isso não é estratégia, é a ausência dela. O seu trabalho é executar e exigir da equipe a eficácia operacional.
A estratégia contribui fortemente para a busca de vantagens competitivas, considerando-as em relação aos concorrentes, em épocas onde parece não haver diferenciações. O termo "estratégia competitiva" se refere a como uma empresa decide competir no mercado em resposta às estratégias e posições de seus competidores de modo a ganhar uma vantagem competitiva sustentável. Para construir uma vantagem competitiva existem alguns pontos que podem ser observados no setor de atuação da empresa:
Distribuição ampla: a ampliação do seu atendimento por novos canais de venda é um bom exemplo;
Foco no Cliente: atuar