ANOVA INTER-SUJEITOS (oneway)
ANOVA Inter-sujeitos
(One-way)
Estatística II
Docente:
Inês Nascimento
Discentes:
Sabemos que as atitudes para com a estatística contêm uma mistura de medo, de cinismo, de suspeição e de desprezo (Glass & Hopkins, 1984). Estamos cientes de que os dados estatísticos podem ser distorcidos ao ponto de o autor Disraeli afirmar: “Há mentiras, grandes mentiras e estatísticas.” Conhecemos também a definição de Thiers, segundo a qual “a estatística é a arte de definir o que se ignora.”. Bryman e Cramer (1992) reconhecem ter substituído o termo estatística pelo de “análise de dados” no seu livro, devido à aversão que o primeiro destes termos suscita a muitos leitores potenciais. Partilhamos a convicção que a estatística tem um papel importante no desenvolvimento da ciência em geral e da psicologia em particular.
Achámos conveniente definir o conceito de variável. Uma variável é uma propriedade segundo a qual as observações diferem umas das outras. Chama-se valores da variável às diferentes categorias de uma variável, logo, pode assumir vários valores. Distinguem-se ainda, dentro das variáveis, as dependentes e as independentes. As variáveis dependentes são utilizadas para medir resultados, desempenhos, etc. Presumível efeito. Por sua vez, as variáveis independentes dizem respeito a uma variável que influencia as variáveis dependentes. São utilizadas para explicar o resultado das variáveis dependentes. Presumível causa.
ANOVA
A análise de variância ou ANOVA, é uma técnica estatística usada para determinar se as amostras de dois ou mais grupos surgem de populações com médias iguais. Quando queremos comparar três ou mais grupos independentes ao nível de uma variável dependente intervalar, devemos utilizar a ANOVA Unifatorial (one way) ou ANOVA Inter-Sujeitos. Trata-se de um teste que constitui uma extensão do teste T para amostras independentes. Para esclarecer, o Teste T permite