ANOS 70
Política no Mundo
Crescimento da opinião pública que condenava os governos ditatoriais e racistas, a corrida armamentista, o perigo da guerra e das usinas nucleares.
Golpe de Pinochet no Chile, no dia 11 de setembro de 1973, derrubando o governo de Salvador Allende, eleito em 1970 pela Unidade Popular (coligação de esquerda integrada por vários partidos chilenos)
15 de março de 1974 - O general Ernesto Geisel assume a presidência do Brasil, que começa um lento processo de transição rumo à democracia.
Fim da guerra do Vietnã (1975), sendo assim, crescendo um sentimento antiguerra e eram constantes as ondas de protestos contra os violentos bombardeios, o recrutamento militar e a continuação da guerra financiada por bilhões de dólares liberados pelo Congresso.
Durante anos, a Guerra do Vietnã provocara repercussões na sociedade americana, que ficou ainda mais abalada com o escândalo de Watergate – escândalo da invasão e espionagem na sede nacional do Partido Democrata.
15 de março de 1979 - o general João Baptista Figueiredo assume a presidência do Brasil.
Independência das então colônias portuguesas na África: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Economia no Mundo
Desenvolvem-se novos métodos e técnicas na produção. O processo de automação, robotização e terceirização aumentam a produtividade e reduz a necessidade de mão de obra.
A informática, a biotecnologia e a química fina desenvolvem novas matérias-primas artificiais e novas tecnologias
A economia mundial, e particularmente a dos Estados Unidos, entra em recessão após a crise do petróleo de 1973, quando a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) triplica o preço do barril de petróleo.
1973 - Início do projeto do Eurotúnel e lançamento do primeiro Airbus
O Brasil, ainda sob impulso do milagre econômico alcança a posição de 9ª economia do mundo. O milagre econômico brasileiro é a denominação dada à época de excepcional