revelaçao de deus
A Revelação
Introdução
Na aula de hoje aprenderemos sobre as duas principais maneiras que Deus se deu a conhecer. Revelação significa “tirar o véu”, isto é, fazer conhecido o que estava oculto. Deus se revelou. Disso nós perguntamos: Como Deus se revela? O que nos ensina a revelação de Deus? Qual é o papel da revelação de Deus? E qual a revelação que pode nos trazer salvação? Com estas questões em mente buscaremos aprender, na Bíblia, as respostas.
1. A Revelação Geral de Deus
Chamamos de Revelação Geral aquela revelação de Deus na obra da sua criação. Toda a criação carrega a marca do seu Criador. É impossível abrir os olhos e não enxergar uma polegada que seja que não carregue o “carimbo” de Deus. Por isso disse Davi: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.” (Sl 19.1) e Asafe: “Os céus anunciam a sua justiça, porque é o próprio Deus que julga.” (Sl 50.6). Por causa dessa revelação, o homem é indesculpável diante de Deus (Rm 1.18-32), visto que Deus faz uso da sua criação para dar testemunho de si mesmo (At 14.17)
Mesmo com a evidência da existência de Deus no mundo, há os que a negam, como os ateus. Negam a verdade, mesmo estando ela estampada diante dos seus olhos; pelo que disse Davi: “Diz o insensato no seu coração: Não há
Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem.” (Sl
14.1).
1.1.
Classificação dos Livros
A Bíblia possui 66 livros; 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.
Deus é tão criativo, que ele se revelou de várias maneiras em sua Palavra. O Antigo
Testamento foi escrito em hebraico e aramaico, a língua dos judeus; e o Novo
Testamento foi escrito na língua grega. Os livros estão classificados da seguinte maneira: No Antigo Testamento:
5
Livros da Instrução Nº de capítulos
(Pentateuco)
Gênesis
50
Êxodo
40
Levítico
27
Números
36
Deuteronômio
34
12 Livros Históricos
Josué
24
Juízes
21
Rute
4
1 Samuel
31
2 Samuel
24