Anorexia
Com este trabalho pretendemos abordar um dos graves problemas a nível físico e psicológico, a ANOREXIA. Vamos abordar as várias definições da doença, os principais sintomas, o retrato da anorexica etc.
Pensamos que as pessoas se tornam anoréxicas, por terem vergonha do seu corpo perante a sociedade preconceituosa de hoje em dia. Tudo isto é uma questão de valores estéticos!
Mas o pior é que em muitos casos a anorexia pode levar ao suicídio!...
Portanto, o objectivo deste trabalho consiste em informar e alertar os adolescentes de hoje acerca desta doença, porque os anoréxicos perdem a noção da própria realidade…
Anorexia nervosa
É uma doença mais do foro psíquico que afecta actualmente cada vez maior número de jovens, especialmente e quase na totalidade raparigas.
Manifesta-se por uma rejeição aos alimentos.
Muitas anorexicas pertencem a famílias rígidas e fechadas, sobre elas próprias, e geralmente têm um relacionamento doentio com a mãe.
As anorexicas são frequentemente pessoas dependentes, mas actuando de uma forma de perfeita independência, extremamente carentes de afecto, quase obsessiva tendência para o perfeccionismo intelectual, que as leva à quase incurável racionalização.
Há como que uma recusa inconsciente de crescer, tentando conservar as formas de infância. A tentativa de controlo do corpo surge assim como uma forma inconsciente de compensação de um sentimento generalizado de incapacidade, de dependência, dificuldades de autonomia e capacidade.
Alguns médicos consideram a anorexia como uma doença física consequência duma disfunção cerebral ao nível do hipotálamo que comanda os estímulos da fome, sede e amadurecimento sexual. No entanto, estas alterações físicas na medicina psicossomática são antes consequências e não causas.
Por vezes são tratadas a nível psiquiátrico, quando atinge a anorexia mental, devido a fortes perturbações mentais, como desritmias acentuadas.
Normalmente são de