Ajuda ao terceiro mundo
Apesar de fazerem parte do sistema capitalista mundial, pois também funcionam como economias de mercado e possuem empresas privadas nos seus territórios, os paises do Terceiro Mundo não têm um volume e comercio externo tão considerável como as nações desenvolvidas, isso ocorre devido a: * Pouca industrialização e baixa produtividadenas atividades agropecuárias.
* O nível de consumo e poder de compra da imensa população destes países são baixos;
* O que eles vendem para o exterior, normalmente é vendido desvalorizadamente no mercado internacional (com exçepão do petróleo), obrigando-os a usar grandes volumes de exportações.
Concluimos então que o Terceiro Mundo é uma parte desvalorizada do mundo capitalista, pobre e dependente e que estas trocas internacionais entre países subdesenvolvidos e países desenvolvidos criam uma desvantagem para os primeiros.
Por outro lado o comércio internacional e a interacção dos países do Terceiro Mundo com os países em desenvolvimento permite-lhes incorporar novos processos tecnológicos e estimular a atracção de investimentos externos.
O Comércio apresenta-se como uma base para a transformação e desenvolvimento dos países subdesenvolvidos visto que a exportação ajuda a combater o défice crescente da balança comercial. Uma alta nas exportações permite também acumular capital necessário para estes países financiarem o seu desenvolvimento e deste modo melhorarem o nível de vida das populações em questão assim como o acesso à educação, à saúde e uma melhora na alimentação. Neste contexto assumirá um papel fundamental para uma redução na pobreza, aumentando o rendimento das populações dos países do Terceiro Mundo e compensar a dívida externa dos