Dança
A reafirmação da Europa como centro de decisão à escala mundial. No final da Segunda Guerra Mundial, a Europa encontrava-se em ruínas:
A grave situação económica e financeira acelerou o processo de descolonização dos territórios africanos e asiáticos que constituíam o vasto império colonial europeu; A guerra originou, também, a divisão da europa, fazendo surgir um novo mapa geopolítico; O lugar que durante séculos a Europa ocupou, como centro de poder e de decisão do mundo, perdeu-o a favor dos EUA e da URSS. Foi nesta situação de fragilização e num mundo bipolarizado, num contexto de Guerra Fria, que surgiu o processo de integração da Europa Ocidental, como única via para construir uma Europa Unida, com base na paz e na cooperação.16 de Abril de 1948: foi formada a Organização Europeia de Cooperação(OECE) que Tem como finalidade a coordenação da ajuda americana, no âmbito do plano de Marshall.
A OECE permitiu que os Estados da Europa Ocidental desenvolvessem, pela primeira vez, uma estreita cooperação entre si, provocando também o aumento do comércio entre os países membros, devido à liberalização progressiva das trocas comerciais e ao equilíbrio dos pagamentos internacionais.
A OECE viria dar lugar a OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico), passando a integrar outros países industrializados como os EUA, o Canadá, o Japão, a Nova Zelândia e a Austrália. A necessidade da Europa Ocidental se organizar para administrar