Anorexia, bulimia e vigorexia
O trabalho a seguir vem com o intuito de desmistificar e conscientizar os jovens sobre os distúrbios psicológicos desenvolvidos nos seres humanos em relação à sua aparência e peso. Vamos perceber ao longo do trabalho que nem todas as síndromes são causadas por insatisfação, mas também há aquelas que surgem por alguma deficiência morfológica existente em nosso organismo. Porém muitas pessoas não tem conhecimento dessa realidade e acabam por julgar os outros por suas fragilidades sem saber ao certo os motivos. Vamos entender também os vários problemas psicológicos que envolvem essas pessoas e que muitas vezes também são confundidos com a vaidade. O intuito principal é esclarecer dúvidas e possivelmente ajudar na prevenção desses transtornos, que em sua maioria, são causados por insatisfação nossa para com o nosso corpo.
Transtornos Dismórficos Corporais (Dismorfofobia)
O Transtorno Dismórfico Corporal, também conhecido como Dismorfofobia ou Síndrome de Distorção da Imagem, é um transtorno psicológico da percepção e valorização corporal, que se caracteriza pela preocupação exagerada com algum defeito (que pode existir ou não) na aparência física. Este transtorno é mais comum em adolescentes, tanto garotos como garotas, devido às mudanças na aparência, além do humor e do temperamento, que ocorrem durante a puberdade. Também pode ocorrer em adultos, sendo mais frequente na faixa etária dos 20 aos 30 anos e em mulheres, porém muitos homens, principalmente nos últimos anos, estão sendo atingidos por essa fobia de ter um aspecto anormal.
Pessoas que sofrem de dismorfofobia veem uma forma distorcida ou exagerada da sua imagem, são pessoas detalhistas e perfeccionistas, sendo obcecadas por suas características físicas. Seus pensamentos sobre a sua aparência corporal são persistentes e praticamente delirantes, pois não conseguem controlar seu pessimismo em relação à imagem, e não importa o quanto os outros digam que são bonitas ou que suas “imperfeições”