ANOREXIA, BULIMIA, VIGOREXIA E CORPOLATRIA
2817 palavras
12 páginas
ANOREXIAA anorexia nervosa caracteriza-se por perda de peso intensa e intencional às expensas de dietas extremamente rígidas com uma busca desenfreada pela magreza, uma distorção grosseira da imagem corporal e alterações do ciclo menstrual.
Quanto à anorexia, esta se constitui em uma doença cujos sintomas já são relatados desde a Idade Média (Weinberg & Cordas, 2006), quando mulheres consideradas santas aderiam a jejuns extremamente rigorosos como forma de uma ascese corporal que visava a purificar a própria alma. Embora os sintomas da anorexia tenham sempre sido registrados através dos séculos, a doença só ganha o cenário da psiquiatria moderna em 1980, com o advento do DSM - III. (Fernandes, 2006) A anorexia pode ser classificada em "anorexia restritiva" - na qual ocorrem episódios de jejuns demasiado rigorosos, havendo recusa a praticamente qualquer alimento - e "anorexia purgativa" - com sintomas bastante semelhantes aos da bulimia: há vômitos depois da ingestão (não necessariamente excessiva, como na bulimia) de alimentos.
O quadro clínico ocorre freqüentemente a partir da elaboração de uma dieta, em que o paciente inicia a restrição de grupos alimentares, eliminando aqueles que julga mais calóricos. Essa restrição alimentar aumenta progressivamente, com diminuição do número de refeições, podendo evoluir drasticamente, até o jejum. O paciente tem como meta emagrecer, cada vez mais, desejando a todo custo ficar cada vez mais magro.
Geralmente os pacientes relatam que o início do quadro se deu após um fator estressante como algum comentário sobre seu peso, ou o término de relacionamento, ou perda de ente querido. Paulatinamente o paciente passa a viver exclusivamente em função da dieta, do peso, da forma corporal, das atividades físicas, de tabela de calorias e do medo patológico de engordar. Concomitantemente esses pacientes apresentam traços de personalidade como preocupações e cautela em excesso, medo de mudanças, hipersensibilidade e gosto