anomalias e monstruosidades
OSTEOLOGIA E ARTICULAÇÃO
ALUNO: ANA MARIA QUIMARÃES
PROFESSOR: BENILDO LIMA
Manaus-AM,
SETEMBRO-2014
Osteologia
Ossos são estruturas esbranquiçadas do nosso corpo. São rígidos (característica conferida pela substância óssea compacta), e flexíveis (conferido pela substância óssea esponjosa). Os ossos são vascularizados, o sangue transporta uma grande quantidade de cálcio para o osso (o que o difere da cartilagem), tornando-o calcificado (mineralizado). São revestidos internamente e externamente por membranas de tecido conjuntivo, especializadas, denominadas respectivamente de endósteo e periósteo. Essas membranas participam de diversas funções, como: conferir sensibilidade, vascularização e inserção muscular (essa última válida para o periósteo).
O conjunto de ossos e cartilagens unidos (articulados) forma o esqueleto. O esqueleto possui diversas funções, entre elas:
Conformidade ao corpo;
Proteção de órgãos vitais;
Sustentação do corpo;
Armazenamento de íons como cálcio e fósforo;
Atua como alavancas, movimentada pelos músculos, deslocando segmentos do corpo;
Hematocitopoiese, formação de células do sangue, por meio da medula óssea (vermelha).
2 Tecido Ósseo
O osso é formado por tecido conjuntivo especializado (tecido conjuntivo calcificado). A parte orgânica do tecido constitui 30% do tecido ósseo, formada por células (2%) e matriz orgânica (98%, sendo 95% de fibras colágenas tipo I). A parte inorgânica (mineral) constitui 70%, formada praticamente por cristais de hidroxiapatita. Esse arranjo torna o tecido ósseo extremamente resistente, suportando força de tração similar ao ferro, com um terço do peso e a metade da flexibilidade do aço.
São quatro tipos celulares: as células osteoprogenitoras, provenientes da lâmina profunda do periósteo. Essas células são formadas de acordo com o