anomalia e monstruosidade
Monstruosidade: é umaalteração da forma ou posição do órgão, que causa prejuízo na função, incompatível com a vida. Ex: anencefalia (ausência do encéfalo).
Fatores de variação anatômica
Podemos citar diversos fatoresque provocam variações anatômicas em um indivíduo, entretanto ressaltaremos os fatores relacionados com a entrevista de um paciente, sendo:
- Idade: já foi discutido que o biodesenvolvimento geravariações anatômicas. Podemos citar como exemplo que o número de ossos em um recém-nascido é em torno de 300. Já de um adulto jovem é de 206. Durante o desenvolvimento, há uma fusão de ossos;
- Gêneros:diferenças entre os gêneros masculino e feminino são visíveis externamente, como as genitálias, deposição de gordura, diferença da largura dos ombros em relação a largura do quadril (no homem,geralmente, os ombros são mais largos que o quadril);
- Etnia: as diferentes etnias provocam variações específicas no organismo, como: o aparelho locomotor do afrodescendente é muito mais resistente e capazde gerar mais força, se comparado ao de um caucasiano de mesmo biótipo;
- Biótipo (são diferenças físicas, geralmente hereditárias, que podem ser alteradas por fatores ambientais). Os biótipos sãoclassificados em:
- Longilíneo: apresenta pescoço longo, tórax estreito e predominante sobre o abdome, membros delgados e compridos;
- Brevelíneo: pescoço curto, tórax largo,
Conceitos de anomalias e monstruosidades
O termo anomalia é conceituado como variações morfológicas que, atrapalham a função do indivíduo e causam perturbações funcionais.
Exemplo clássico são pessoas que nascem com dedos a mais ou a menos nas mãos ou pés, denominado polidactilia.
No entanto, o termo monstruosidade é conceituado como uma anomalia acentuada, que causam deformidades profundas do corpo.
Em geral são incompatíveis