anomalias em paredes
O sistema classificativo das anomalias que podem ser detectadas em paredes de alvenaria e nos seus revestimentos foi obtido tendo em conta todos os diversos fenômenos patológicos distintos e passiveis de serem identificados e diferenciados que por observação, tacto ou sensação de desconforto (Brito, 2008).
As causas prováveis das anomalias presentes nos edifícios são classificadas por causa, consequência e solução. Anomalias que afetam a parede e sua totalidade são causadas por fissurações, esmagamentos, abaulamentos, degradação das características mecânicas, desajustes causados por temperatura e acústica.
Existem anomalias mais graves causadas por erros de projeto, deformidades excessivas da estrutura e má concepção no projeto de estabilidade. Incumprimento das regras de concepção dos revestimentos, problemas com a humidade do terreno.
Segundo Brito (2008), grande maioria das anomalias que se detectam nas paredes é decorrente da presença de água, mediante uma correcta impermeabilização, drenagem e adequação dos materiais.Erros de execução, ações ambientais, falhas na manutenção da estrutura e alterações das condições inicialmente previstas, são alguns fatores que causam diretamente anomalias em paredes de alvenarias.
De acordo com Brito (2008), a tipificação das anomalias e das suas causas facilita o diagnostico em obra, contribuindo para tal a consulta da matriz de correlação anomalias – causas prováveis onde é possível analisar para uma dada anomalia qual (quais) a(s) causa(s) que estão