Ano letivo
"Quando planejamos, criamos as condições para assegurar a matrícula dos estudantes na rede estadual. É, a partir desta reorganização de ofertas, que nós conhecemos e detectamos as demandas que vamos atender no ano seguinte. Neste momento, também avaliamos como está a ocupação das escolas, e discutimos quais são as melhorias que vamos fazer em termos de oferta”, explicou Eliana Carvalho, diretora de Atendimento da Rede Escolar da Secretaria da Educação do Estado.
Etapas – O reordenamento está organizado em duas etapas. A primeira, de 22 de julho a 30 de agosto, quando acontecerá a imersão de técnicos das Direc junto aos gestores municipais e às unidades escolares da rede estadual. Para isso, a Secretaria da Educação disponibiliza todo o material contendo as diretrizes e as orientações necessárias para o trabalho.
“Nesta etapa, vamos fazer reuniões com secretários municipais de Educação para conhecer as demandas que vêm do município para o Estado. A ideia é tomar conhecimento das pretensões das redes municipais para, junto com elas, definirmos toda essa questão de oferta de vagas”, completa Eliana Carvalho. Na ocasião, os técnicos também farão reuniões com as escolas para fazer a escuta. A segunda etapa seguirá de 9 de setembro a 18 de outubro, com a divulgação dos resultados e validação das informações pelo órgão