anne sulivam
Baseado em fatos reais, o filme conta a comovente história de uma persistente professora que é contratada para ajudar uma garota cega e surda, a adaptar-se ao mundo em que vive. Helen keller, uma garota de 7 anos,que ficou cega e surdo ao 18 meses de vida.
Helen com passar do anos se tornou uma menina selvagem e indisciplinada, por conseqüência de seus pais os keller, pelo fato da menina se cega e surdo a criaram com todos os mimos possíveis. Seu único gesto de comunicação era o tato.
Ao se contrata Anne Sullivam tem vários conflitos com a família de Helen, como explicar aquela família que Helen tem possibilidades de aprender todo, que uma criança de sua idade, poder saber, Anne deparou-se com o maior desafio da sua vida, como ensinar a uma menina cega e surda que terra e terra? Que fome e vontade de comer? Como fazê-la enxergar as arvores, as flores? Como ensinar-lhe a usar talheres para comer?. Para Anne uma missão difícil mais, não impossível. O método mais eficaz que Anne encontrou de ensinar algo, a pequena Helen foi através do seu, único meu de comunicação o tato, ele foi formado pontes de comunicação com Helen, ensinando-lhe por meio do seu tato o alfabeto em libras.
Qual a importância do aprendizado da libras?
O ser humano se desenvolve por meio das vivencias com o meio, com o outro perguntando, questionando e é pela comunicação que aprende, organiza seus pensamentos e desenvolve a capacidade de raciocínio.
A necessidade da comunidade surda em se expressar vai muito além da busca por compreensão da língua, fazer parte do silêncio dos surdos é se manifestar na forma cultural e diversa da sua identidade na sociedade ouvinte. A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é um diferencial na identificação dos surdos, embora a expressão facial e corporal que acompanham os sinais, sejam também partes importantes na composição da cultura dos surdo.
A linguagem de sinais é uma criação espontânea do ser