anne frank
Anne Frank nasceu a 12 de Junho de 1929. Era uma rapariga de família judaica de Frankfurt, que se refugiou na Holanda, em Amesterdão, para escapar às perseguições nazis, comandadas por Hitler. (pág. 22)
Quando a Holanda foi invadida, a família esconde-se com outras pessoas (a família Van Dans e o Sr. Dussel), num anexo de um prédio, onde funcionava um armazém, onde o seu pai trabalhava. (pág. 38)
Aí protegida de gente corajosa e dedicada (Miep, Elli, Sr. Kraler, Sr. Koophuis e Henk), consegue viver bastante tempo, (cerca de 25 meses) sempre com medo de ser descoberta. Acabou por sê-lo, no dia 4 de Agosto de 1944, quando tinha 15 anos.
Anne Frank foi transportada inicialmente para Auschwitz, juntamente com os pais, irmã e as outras pessoas com quem se refugiava na casa de Amesterdão. Depois levaram-na para Bergen Belsen, juntamente com a irmã, separando-a dos pais. Ali, milhares de pessoas morriam diariamente por causa da fome e das doenças. (pág.438)
Em 1945, nove meses após a sua deportação, Anne Frank morre de tifo em Bergen Belsen. A irmã, Margot Frank faleceu também vítima do tifo e da subnutrição um dia antes de Anne.
Anne Frank morre duas semanas antes do campo ser libertado, em finais de Fevereiro princípios de Março de 1945 (dois meses do final da 2ª guerra mundial), com 15 anos.
Durante todo este tempo, Anne Frank escreveu no seu diário todas as situações passadas no anexo. Este foi encontrado mais tarde, por Miep e Elli, num monte de papéis velhos, que a Gestapo não tinha dado importância quando invadira o anexo.
O pai de Anne Frank, Otto, foi o único sobrevivente aos campos de concentração. Antes de morrer em 19 de Agosto de 1980, partilhou a mensagem do diário da sua filha com as pessoas de todo o mundo. (pág. 438)