ANJOS
DISCIPLINA: Teologia Sistemática II
Nome do(a) Aluno(a): _______________________________
Exercício Avaliativo
1) Assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.
a) ( ) A palavra "anjo" tanto no hebraico como no grego designa a natureza e função destes seres espirituais.
b) ( ) A manifestação dos anjos na Bíblia foi rodeada de assombros, pavor e muito debate sobre sua existência.
c) ( ) A teologia bíblica sobre os anjos encontra um problema na forma como tais seres são representados. Para se falar dos anjos na Bíblia utiliza-se simbologia pagã.
d) ( ) A expressão "Anjo do Senhor" ou "Anjo de Javé" não possui nenhuma analogia com Jesus Cristo.
e) ( ) O Novo Testamento (NT) parece apresentar uma hierarquia de anjos quando usa as palavras, "arcanjo", "querubins", "tronos" e "potestades".
f) ( ) Podemos questionar a importância decisiva dos anjos para nossa vida cristã, pois no NT a manifestação dos anjos sempre estiveram à margem dos eventos principais.
g) ( ) A crença em "anjos da guarda" (cada pessoa tem seu anjo da guarda) vem desde os primeiros cristãos, a partir da influência do Antigo Testamento, que registrava constantemente a presença do "Anjo do Senhor".
h) ( ) Um das discussões da doutrina dos anjos na história foi quanto a questão se os anjos possuíam corpos etéreos ou eram incorpóreos. A grande maioria acreditavam que possuíam corpos etéreos.
i) ( ) Para Paul Tillich o entendimento dos anjos é fruto da imaginação religiosa e da construção filosófica (principalmente dos neoplatonistas). Tillich questiona a existência dos anjos como a maioria dos cristãos a entendem, mas se caso existirem como pensam as pessoas, devem ser chamados de "super-humanos".
j) ( ) Para Paul Tillich os anjos não são seres específicos, delimitados em sua própria existência, mas sim, simbólicos que acompanham os processos da manifestação da salvação