Anjos como nos afetam
Como nos afetam
Nesta série:
Anjos — sua identidade Anjos — como nos afetam
AO DESCREVER sua visão sobre a família de anjos, o profeta Daniel disse que ‘mil vezes mil anjos ministravam a Deus, e dez mil vezes dez mil ficavam de pé logo diante dele’. (Daniel 7:10) Esse versículo revela o propósito de Deus ao criar anjos. Eles devem ministrá-lo e estar prontos para executar suas instruções.
Deus usa anjos para realizar certas tarefas relacionadas com o homem. Vamos analisar como ele os usa para fortalecer e proteger seu povo, transmitir mensagens a humanos e executar seu julgamento sobre os iníquos.
Anjos fortalecem e protegem
Desde que presenciaram a criação da Terra e dos primeiros humanos, as criaturas espirituais têm demonstrado vívido interesse na humanidade. Na qualidade de sabedoria personificada, Jesus Cristo disse antes de sua existência pré-humana: “As coisas de que eu gostava estavam com os filhos dos homens.” (Provérbios 8:31) A Bíblia nos informa que os “anjos estão desejosos de olhar de perto” para os assuntos relacionados a Cristo e ao futuro, que foram revelados aos profetas de Deus. — 1 Pedro 1:11, 12.
Com o passar do tempo, os anjos observaram que a maior parte da família humana havia deixado de servir ao amoroso Criador. Isso deve ter entristecido muito os anjos fiéis. Por outro lado, cada pecador que se arrepende e retorna para Jeová é motivo de “alegria entre os anjos”. (Lucas 15:10) Os anjos têm um interesse profundo no bem-estar de quem serve a Deus, e Jeová repetidas vezes os usou para proteger seus servos fiéis na Terra. (Hebreus 1:14) Veja alguns exemplos.
Ló e suas duas filhas
Anjos conduziram Ló e suas filhas para um local seguro
Dois anjos ajudaram o justo Ló e suas filhas a sobreviver à destruição das perversas cidades de Sodoma e Gomorra, conduzindo-os para fora daquela região.* (Gênesis 19:1, 15-26) Séculos mais tarde, o profeta Daniel não sofreu nenhum dano, apesar de ter sido lançado numa