Anita teve varias fazes de sua vida
Primeira Faze: Primeiro quadro de Tarsila, feito quando ela estudava na Espanha foi muito elogiado pelas freiras, e o trabalho demorou para ser completado, pois a jovem artista já se mostrava perfeccionista.
Auto Retrato 1923
Em um jantar em homenagem a Santos Dumont, Tarsila chegou atrasada vestida com um casaco que chamou atenção de todos, fazia sucesso como mulher
RETRATO DE OSWALD DE ANDRADE, 1922, óleo sobre tela
Segunda Fase: Cubismo
A NEGRA, 1923
Este quadro conferiu a Tarsila um lugar pioneiro na arte brasileira. Pela primeira vez um negro foi mostrado com tal destaque e força.
CAIPIRINHA, 1923
Fase Pau Brasil
A FAMÍLIA, 1924
A pintora retratou o nosso povo. uma singela família do interior, com seus animais de estimação. Em Brasil recém saído da escravidão.
Fase Antropofágica
ABAPORU, 1928
Tarsila fez de presente ao seu marido, o escritor Oswald de Andrade, uma obra para impressioná-lo. O batizaram com as palavras indígenas ‘Aba’, que significa homem e ‘poru’, que é o homem que come carne humana. Abaporu significa o antropófago.
A LUA, 1928
Quadro da mesma faze do Abapuru. Podemos observar a lua e o cacto pintados de maneira estilizada, assim como o resto da composição, onde o céu e a planície parecem sonhos e devaneios
Fase Social:
OPERÁRIOS, 1933
Foi a primeira obra com a conotação social tão explícita. Depois de uma viagem para Moscou, Tarsila voltou sensibilizada com a causa operária e pintou esta obra.
SEGUNDA CLASSE, 1933
Outra tela da fase social da pintora. Ela contou que certa vez chegou de viagem na Estação de trem e viu uma família muito pobre descendo do trem do vagão da segunda classe, todos descalços, muito simples e com feições tristes. Esta cena ficou gravada em sua mente e posteriormente Tarsila fez esta obra.
Fase Neo pau Brasil 1950
POVOAÇÃO I, 1952
Esta obra traz lembranças de seus primeiros trabalhos onde