Anions
A importância da análise de ânions é a identificação ou pesquisa dos elementos ou íons que constituem uma substância. Quando armamos uma amostra desconhecida, a primeira exigência é, geralmente, determinar quais as substâncias que nela estão presentes. Este problema pode ser encontrado, em alguns casos, na forma modificada de identificarem-se as impurezas presentes numa amostra ou, talvez, de confirmar-se a ausência de algumas impurezas especificadas. Os ânions não se classificam em grupos como os cátions, na prática a amostra será submetida a uma série de testes prévios para que sejam eliminados alguns ânions, isto é, feito levando em consideração a solubilidade da mesma em água, o valor do pH da solução, tratamento com ácido sulfúrico concentrado à quente, reações com certos compostos específicos como o nitrato de prata (AgNO3), cloreto de bário(BaCl2) e testes de solubilidade da solução em meio ácido. PROPRIEDADES DOS ANIONS
Carbonato (CO32-)
A maioria dos carbonatos é solúvel em água, apenas os carbonatos de metais alcalinos e amônio não se solubilizam em água.
Hidrogenocarbonato (bicarbonato) (HCO3-) Bicarbonatos são sais que contêm o ânion HCO3-. Quimicamente são resultantes de uma reação de salificação parcial. O bicarbonato mais importante é o bicarbonato de sódio. Devido a sua solubilidade relativamente baixa, é um intermediário no processo de obtenção do carbonato de sódio. Os bicarbonatos se encontram em equilíbrio com carbonatos, água e CO2. Este equilíbrio intervém em muitos processos naturais e artificiais. O fato de o bicarbonato de cálcio ( Ca(HCO3)2 ) ser mais solúvel do que o carbonato de cálcio ( CaCO3 ) é importante em geoquímica Por tratar-se de sais derivados de um ácido fraco, os bicarbonatos têm caráter básico. Em água, hidrolisam, produzindo uma base mais forte.
Sulfito (SO32-) Os sulfitos são sais ou ésteres do ácido sulfuroso H 2 SO 3 . Sulfito são sais que contêm