Animação Socio Cultural
Animação Sociocultural
Ana Isabel Guimarães nº 5008368
Flávo Vizinho nº 5008450
Resumo
1. Animação Sociocultural e a Educação
1.1 A Animação Socicultural
A Animação Sociocultural são práticas que têm como finalidade estimular a iniciativa, bem como a participação da população na comunidade com vista o seu próprio desenvolvimento e a dinámica global da vida sociopolítica em que estão integrados.
Tem uma metodologia própria, é um processo destinado ao autodesenvolvimento das populações, mobilizando todas as faculdades, para a resolução dos seus problemas reais e coletivos. É um despertar para a descoberta das potencialidades e capacidades de cada comunidade. É a aquisição da competência necessária para que as comunidades sejam agentes e nao espectadores.
Um animador sociocultural tem de ser capaz de elaborar e executar um plano de intervenção, numa comunidade, instituição ou organismo, aplicando técnicas culturais, sociais, educativas, desportivas, recreativas e lúdicas.
Tem como direitos a participação, o direito à formação para exercer a sua função, o direito ao apoio técnico, material e documental, o direito à segurança na atividade profissional e o direito à negociação coletiva.
1.2 A Eucação Formal, a Educação Não Formal e a Educação Informal
A educação, processo de desenvolvimento da capacidade intelectual da criança e do ser humano, tem um significado tão amplo e abrangente que, em geral, prescinde de objetivos.
A educação formal é a educação com reconhecimento oficial, oferecida nas escolas em cursos com níveis, graus, programascurrículos e diplomas. É uma instituição muito antiga, cuja origem está ligada ao desenvolvimento da nossa civilização.
A educação não formal é a educação que decorre fora do sistema formal de ensino e ocorre paralelamente à eduação formal. Toma em consideração as necessidades pessoais e adequa-se a essas necessidades para responder às suas