Animação socio cultural
RESUMO
Horizonte da espectativa: Remete sempre a algo que já conheço. À medida que a nossa experiência de vida aumenta as nossas estruturas mentais vão-se tornando mais complexas. Nós lemos as obras de arte de acordo com a experiência anterior que temos de arte. Se não tivermos experiências anteriores lemos de acordo com o senso comum.
Teoria do Andaime: procuramos apoios para chegar a um determinado sítio. Assim, alargamos o nosso Horizonte da Espectativa. Temos de procurar formas de “degraus” para nos relacionar-mos com as formas de arte.
Obra aberta: O autor não controla a receção do público embora tenha uma intenção.
Na obra aberta de fechamento partilhado existem várias dimensões:
O autor, que lança a sua obra com uma intenção
O Objeto
O publico alvo, que pode interpretar o significado do objecto de diferentes formas
O contexto
Hermenêutica: é uma posição filosófica relativa ao conhecimento. Descreve o processo de um significado baseado na experiência. É a interpretação do significado de algo.
Património:
Revolução Francesa (1789):
O conceito de Património nasce com a Revolução Francesa devido à destruição do antigo regime ( nobreza, clero, povo), se nascêssemos no povo, era lá que permanecíamos. A Revolução tenta for fim a este regime. Como os mais ricos tinham mais poder financeiro para construir palácios, artes decorativas, etc e os mais poderes não tinham qualquer poder, começou a necessidade de preservar os palácios….
A partir daí começou-se a preservar o património para gerações futuras.
O Património é tudo que tem qualidade para a vida cultural e física do ser humano e é visto como valor de identidade e de memória de uma comunidade. O Património não pode ser visto como uma reserva, mas sim como algo que tem de fazer parte do nosso presente.
Manifesto de Amsterdão:
O Património Arquitetónico é a herança comum a todos os povos e a sua conservação compromete a solidariedade efectiva dos