Animal Comparada Renal
PESQUISE:
1) Como os camelos evitam a perda de água através de suas fezes e urina? Quais são os mecanismos adaptativos envolvidos?
Para evitar a perda de água através das fezes e urina esses animais reabsorvem elevada quantidade de água e mantêm alta concentração de uréia no compartimento intersticial. A alta taxa de reabsorção de água realizada por esses seres, torna-se possível devido a existência de alças de henle extragrande, com isso o sangue filtrado no glomérulo percorre uma longa distância, conseqüentemente permanece mais tempo no interior destas permitindo assim uma maior reabsorção de água, outro aspecto relevante é a concentração de uréia no compartimento intersticial, esta por sua vez garante pouca liberação de água na urina, tornando-a mais concentrada, se a maioria da água está sendo reabsorvida e a urina está sendo excretada com pouca água e altamente concentrada, por outro lado as fezes também possuirá pouquíssima água.
Os mecanismos utilizados são: rins com suas unidades funcionais os néfrons que por sua vez são compostos pos glomérulo, alça de henle e túbulos e a concentração de uréia no compartimento intersticial.
2) Qual é o papel da uréia na conservação de água para o camelo? Que outro animal que apresenta um mecanismo osmoregulatório parecido? Como funciona este mecanismo?
A uréia desempenha o papel de manter alta concentração de água no organismo deste animal,a presença deste composto no compartimento intersticial, impedi o desperdício de água desses animais, com isso consegue-se manter a osmorregulação (quanto menos uréia excretada conseqüentemente menos água será disponibilizada para a formação de urina), outro animal que apresenta este mecanismo é o tubarão, este mecanismo é caracterizado pelo processo de filtração e reabsorção, possibilitando a manutenção de uréia no organismo e mantendo a regulação osmótica destes.
3) O camelo transpira? Porquê?
Sim, a transpiração do camelo tem início quando sua temperatura