Dieta dica em proteina
Dieta rica em proteína na redução do peso corporal
Metodologia da Pesquisa Científica
Centro Universitário Amparense
Amparo
2014
Tema Geral:
Dieta rica em proteína na redução do peso corporal.
Delimitação do Problema:
Existem poucas evidências do efeito deletério da dieta com maior proporção ou quantidade de proteína na função renal, mas sugerem precauções em relação ao uso destas dietas em indivíduos com evidências de doença renal, diabéticos e com histórico de nefro litíase.
O efeito colateral por indivíduos saudáveis pode estar associado à maior ingestão proteica, é a maior excreção urinária de cálcio, a maior ingestão de proteína causa o aumento da produção de ácido que ocorre durante a oxidação de aminoácidos sulfurados, que são encontrados, em proteínas principalmente de origem animal.
A maior produção de ácido está relacionada ao aumento da taxa de filtração glomerular é a diminuição da reabsorção tubular de cálcio, eventos que podem resultar no balanço negativo do cálcio e na reabsorção óssea.
Os autores mencionam que entre 10 trabalhos feitos para avaliarem os efeitos dessas dietas sobre composição corporal; desses apenas 3 encontraram efeitos positivos significativos. Essa diferente entre os resultados obtidos pode ser consequência dos distintos protocolos utilizados nesses estudos, entre os quais merecem destaque: as diferentes propoções, quantidades e fontes de proteína, a duração do tratamento e o grau da restrição energética. Dessa maneira mais pesquisas são necessárias para definir a melhor proporção, quantidade e a melhor fonte de proteína a ser utilizada em dietas para redução de peso, bem como o tempo ideal de tratamento e o grau de restrição energética que aperfeiçoe o efeito da maior proporção ou da quantidade deste macronutriente da dieta.
Objetivos:
Dietas ricas em proteínas na perda de peso e na composição corporal, dos mecanismos envolvidos, e seus efeitos na função renal e no estado nutricional