animais
Tracajá é um quelônio dulcícola de tom negro azulado com manchas amarelas. Vive em muitas bacias hidrográficas do norte da América do Sul, entre elas a do Orinoco(Venezuela) e do Amazonas. Habita as margens de rios, lagos, lagoas e florestas inundadas da Venezuela, Guianas e todo o norte do Brasil, além de Colômbia, Peru, Equador e Bolívia. Essa espécie de tartaruga amazônica tem a carne muito apreciada ao molho e acompanhada com farofa do miúdo assada na própria casca e também seus ovos são muito degustados em gemadas. Muito apreciada no norte do país, é o prato chefe de muitos restaurantes. Possui peso variando de 9 a 12 kg e tem sua carapaça no formato convexo e ovalado. Este artigo sobre tartarugas, integrado no Projeto Anfíbios e Répteis é umesboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Bugio
O bugio (também conhecido por guariba, barbado ou macaco-uivador) está entre os maiores primatas neotropicais, com comprimento de trinta a 75 centímetros. Sua pelagem varia de tons ruivos, ruivo-acastanhados, castanho e castanho-escuro. No caso da subespécie Alouatta guariba clamitans, os machos são vermelho-alaranjados e as fêmeas e jovens são castanho-escuros. É famoso por seu grito, que pode ser ouvido em toda a mata e pela presença de pelos mais compridos nos lados da face, formando uma espécie de barba.
O Alouatta guariba é a espécie de bugio que habita a Mata Atlântica desde o sul da Bahia (subespécie Alouatta guariba guariba) até o Rio Grande do Sul, chegando ao norte da Argentina, na região de Misiones (subespécie Alouatta guariba clamitans). As duas subespécies constam na lista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis como criticamente em perigo e vulnerável, respectivamente.
O desmatamento ameaça a sobrevivência dos bugios de diferentes maneiras. A mais evidente é a retirada da vegetação, o que restringe seus ambientes a pequenos fragmentos isolados.
Nasce em todas as estações