Análise de investimentos
Porque existem diferentes perspectivas de valor. Ele é inerente à percepção individual de cada um. 2) O que podemos fazer para chegar o mais próximo possível de conhecer o valor de algo?
Devemos estimar o valor econômico ou aferir o valor de mercado.
Para estimar o valor econômico, fazemos a projeção do fluxo de caixa futuro, descontado ao valor presente. Ou consultamos o preço de mercado, se o ativo for negociado em mercado competitivo. 3) Defina valor contábil, valor de liquidação, valor econômico e valor de mercado.
Contábil = Valor do patrimônio líquido.
Valor de liquidação = (Venda de ativos) – (Pagamento das obrigações).
Ambos a preço de mercado.
Valor econômico – Valor presente do fluxo de caixa futuro do ativo. o Valor de mercado – Preço revelado em mercado competitivo. 4) Por que o mercado de capitais possui o atributo de revelar muito bem o valor de uma empresa? Por causa de sua natureza competitiva. Ao competir pelo preço os investidores levam ao preço informações sobre o seu valor.
5) Por que o valor econômico de um negócio varia de um agente para outro?
Porque cada participante tem o seu próprio plano para o fluxo de caixa futuro do negócio.
6) Por que o valor de uma empresa muda quando é feita uma oferta para aquisição de seu controle? Porque a oferta de controle gera a informação de que o dono vai mudar. O mercado refaz o fluxo de caixa, desta vez, considerando o novo dono. Se a oferta foi feita, é porque existem perspectivas positivas sobre aquela empresa.
7) O que é o custo de capital próprio?
É o custo de oportunidade. É quanto ganhamos na melhor oportunidade de investimento
disponível.