Animais vertebrais
Quem respondeu “um ser que possui vértebras” errou!
Nem todos os animais considerados vertebrados possuem, de fato, vértebras, como, por exemplo, as lampreias e feiticeiras – classificadas como agnatos. Vértebras completamente formadas são encontradas apenas nos gnatostomados – vertebrados com maxilas.
Todos os vertebrados possuem cabeça e crânio circundando o encéfalo, este formado por prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo. Possuem, também, na fase embrionária, a crista neural – formando estruturas como as cefálicas. São essas peculiaridades que os difere de todos os outros organismos vivos.
O tamanho relativamente grande também é uma característica que pode ser atribuída aos vertebrados – embora existam representantes invertebrados com tamanho considerável.
Este aumento de massa corporal fez com que houvesse uma necessidade da existência de sistemas mais especializados para desempenhar de forma ideal as funções fisiológicas dos organismos.
Músculos (músculo estriado esquelético, cardíaco e liso) e esqueleto interno também formam estruturas necessárias para que esses animais se adaptassem – além dos tecidos epitelial, conjuntivo, vascular, muscular e nervoso, responsáveis pela formação de órgãos. Possuem também pele e anexos como pelos, escamas, chifres, cornos, penas e unhas.
Esses animais podem respirar por brânquias ou pulmões e, ainda, pela pele. Excretam amônia, ureia ou ácido úrico.
Introdução
Os animais vertebrados são os seres vivos que possuem o organismo mais avançado em nosso planeta. Eles possuem como característica principal: medula espinhal e coluna vertebral (formada por vértebras).
Características gerais dos animais vertebrados
Outras características importantes são o fato de possuírem músculos e esqueleto, o que permite que eles realizem movimentos mais complexos. Sua habilidade nos movimentos e sua inteligência, fazem com que os vertebrados tenham uma