Animais Noturnos Respondida
Material elaborado por: Arildo Vitorino Cappellesso
Data: ______/_____/2015.
Nota: ____________
Nome do Desbravador: _____________________________________
1. O que são animais noturnos?
Alguns animais têm um organismo preparado para viver na noite. Os hábitos noturnos são comuns em espécies que já estão adaptadas para viver nessa realidade, como os animais que possuem uma visão mais apurada e desenvolvida durante a noite, mas não conseguem distinguir cores durante o dia.
Diversos animais só se alimentam, caçam e saem de suas tocas e ninhos no período noturno. Eles são dotados de mecanismos diferenciados de sobrevivência para que possam se locomover e enxergar no escuro.
Alguns animais noturnos são bastante conhecidos, como os morcegos e as corujas, por exemplo. Mas, a lista de animais que vivem na noite é bem mais extensa. Animais que são muito sensíveis ao Sol e à luz geralmente trocam o dia pela noite.
2. Como os animais noturnos são influenciados pelo clima em que estão inseridos?
Embora o ambiente possa ser o mesmo, as mesmas condições ambientais podem ocasionar reações diferentes nos indivíduos levando-os a evoluir de maneira diferenciada. Alguns animais, como as rãs e os sapos, por exemplo, possuem uma pele bastante sensível a altas temperaturas (como a que seria ocasionada pela exposição prolongada ao sol) e, por isso, tiveram seus hábitos melhor adaptados ao período noturno, quando as condições de temperatura e umidade são mais favoráveis.
Outro fator que pode ter influenciado é a necessidade de fugir de predadores. Os ancestrais dos pequenos mamíferos, por exemplo, como os gambás, tinham de se esconder dos grandes predadores durante o dia e, então, aproveitavam a escuridão da noite para caçar a viver.
É claro, que os fatores que levaram determinadas espécies a desenvolver hábitos noturnos envolvem uma gama de relações bem mais complexas. Mas o fato é que estes animais acabaram desenvolvendo características específicas que os